domingo, 30 de maio de 2010

O que o Marketing de Rede representa ?

"O Marketing de Rede utilizou o conceito de franchising, oferecendo aos empreendedores independentes um negócio de baixo risco, com toda a estrutura necessária e a possibilidade de se construir uma fonte de renda crescente a partir daí. Com pouco investimento é possível adquirir o kit de vendas, todo o material de treinamento necessário e um estoque de produtos para começar logo a trabalhar."
(John Milton Fogg)

Oportunidade de negócios, fonte de renda extra, evolução mercadológica, fenômeno de massa, religião, renda residual, franchising, corrente organizada, rede, comunicação lateral intensiva, movimento social, vendas diretas, Marketing de Relacionamento, clube de consumidores, globalização, Database, fidelização, tendência ... REALIDADE!!!

O Marketing Multinível, amado ou ignorado, cresce como ideal para todos que o conhecem profundamente. Mais que a chance de se fugir da ordinária dependência salarial - para as pessoas físicas - e de se atingir qualidade total - para pessoas jurídicas - este “negócio” representa uma revolução em toda a estrutura sócio-econômica que nós conhecemos.

Imagine que as empresas, ao adotarem sistemas de MMN - Marketing Multinível...

> Diminuem seus gastos com publicidade e promoção de massa;

> Aumentam sua força de vendas sem a necessidade de abrir novas lojas;

> Terceirizam recrutamento, treinamento e motivação de novos vendedores;

> Enxugam seus gastos com encargos sociais;

> Adquirem um índice de fidelização muito acima da média;

> Mantêm um cadastro atualizado de todos os seus consumidores e distribuidores;

> Atingem crescimento exponencial em seu faturamento;

> Iniciam expansão internacional com grandes facilidades;

> Novos produtos e serviços são imediatamente absorvidos por grande parte dos seus consumidores ...

As pessoas, por sua vez, ao desenvolverem parceria com alguma empresa de Marketing Multinível, podem ter os seguintes benefícios:

> Abrem seu próprio negócio com investimentos irrisórios e potencial ilimitado;

> Recebem treinamento individual e coletivo;

> Seguem um padrão de sucesso comprovado;

> Dobram ou triplicam suas receitas a curto prazo;

> Têm mobilidade para trabalhar em qualquer horário;

> Obtêm uma renda residual independente da sua presença física;

> Constroem um patrimônio que pode ser vitalício e hereditário;

> Expandem seus negócios para outros estados e países;

> Atingem segurança financeira e liberdade de trabalho;

> Recebem prêmios, viagens e reconhecimento público por sua atuação destacada;

> Aumentam seu convívio social, inclusive com outras classes, etnias, religiões, nacionalidades ...

Socialmente, a contribuição do Marketing Multinível é ainda mais expressiva. Há muitos anos, as riquezas do mundo circulam, circulam e tendem a se acumular no patrimônio de quem já têm mais dinheiro. Como resultado, vemos as diferenças sócio-econômicas ampliadas a cada dia. Não tenho dúvidas de que o principal problema do sistema capitalista se resume na famosa frase “dinheiro atrai dinheiro”, responsável pela mão única que escoa as riquezas do mundo para os mesmos pólos concentradores.

É exatamente neste ponto que o Marketing de Rede ganha força, pois permite que pessoas de baixo poder aquisitivo, às vezes sem instrução, possam ascender na escala social e melhorar de vida. Ao solucionar brilhantemente o curso destas águas, funcionando como um fator de inversão inteligente e acessível a praticamente todas as pessoas, o Marketing Multinível pode, a médio prazo, unir e ampliar os mercados consumidores de todo o planeta. Logicamente, as dificuldades ainda são maiores para quem mora longe das reuniões, não têm condução ou não têm dinheiro para investir tanto em produtos e treinamento, porém, como disse Charles Paul Conn em seu livro "Le rêve possible": "Network Marketing oferece um sonho - que não é apenas um sonho - mas um sonho possível !"

Outro mérito do Marketing de Rede é a formação de um mercado abundante e ilimitado, onde o desemprego, ou melhor, a falta de trabalho, tende a desaparecer. Eliminando parte destas varizes financeiras e criando um novo fluxo de distribuição de dinheiro baseado apenas na capacidade pessoal que cada um têm de trabalhar e produzir resultados, o Marketing de Rede pode vir a se tornar a grande profissão do futuro.

Com a maioria das etapas de produção delegadas aos computadores, é possível que a saída do “mundo sem empregos” de William Bridges seja a transformação de cada indivíduo em uma franquia de distribuição independente, que crescerá do zero à posição que mereça por seu trabalho. Além disto, pelo controle de um expressivo mercado consumidor, os distribuidores de destaque terão o poder de negociar preços cada vez mais competitivos com as suas empresas fornecedoras.

A partir do momento em que todas as pessoas podem se associar a empresas de MMN, vender produtos e gerar receita, todos podem consumir mais produtos e o dinheiro pode circular de mão em mão, formando um ciclo auto-sustentável.

Aplicado a quase todas as áreas comerciais com perfeição, o Marketing Multinível nada mais é do que a transformação das estruturas hierárquicas rígidas em uma imensa rede democrática de contatos comerciais. A riqueza de berço não mais garantirá aos herdeiros uma vida de excessos às custas do proletariado excluído da economia, visto que qualquer pessoa poderá iniciar um negócio próprio e ascender socialmente, se assim quiser.

Não é fácil juntar todas as peças, o assunto nunca se encerra, a cada dia surgem novidades e ainda estamos muito longe da perfeição, porém o Marketing Multinível é, sem sombra de dúvidas, o melhor caminho para se equilibrar a má distribuição de renda do nosso planeta.

Dentro deste novo quadro social, me assusta e fascina acreditar que estamos perto de um socialismo ideal, baseado (pasmem) na livre iniciativa!

Os meios de produção não são mais as maquinarias caras e segregadoras, mas as habilidades de se comunicar, vender, prestar bom atendimento, ajudar outras pessoas, ensinar, ser sincero ... habilidades pessoais que todos - independendo de raça, credo, origem social, nível cultural e sexo - podem desenvolver a partir de seu interesse e esforço pessoal!

É sobre este negócio maravilhoso que vamos falar sempre neste blog.

__________________________________________________
Os textos do Estágio 10 podem ser reproduzidos, desde que citada a fonte.
Jornal Estágio 10

Nenhum comentário:

Postar um comentário