Os planos de compensação são um conjunto de regras e requisitos que determinam como uma empresa de Marketing Multinível (MMN) recompensa a produção dos seus distribuidores ou afiliados.
Nota: Todas as ilustrações e números a seguir são teóricos e genéricos. Existem muitos planos de compensação diferentes e seria impossível descrevê-los aqui. Esse artigo e as ilustrações aqui mostradas servem para explicar não só como um plano de compensação genérico de uma empresa de Marketing de Rede funciona, mas também por que eles são do jeito que são.
Nota: Todas as ilustrações e números a seguir são teóricos e genéricos. Existem muitos planos de compensação diferentes e seria impossível descrevê-los aqui. Esse artigo e as ilustrações aqui mostradas servem para explicar não só como um plano de compensação genérico de uma empresa de Marketing de Rede funciona, mas também por que eles são do jeito que são.
A maioria dos planos de compensação de MMN pode parecer um tanto complicada à primeira vista, pois todas as empresas tentam montar um plano que incentive seus distribuidores a vender a maior quantidade possível de produtos de acordo com suas características específicas. Todos os planos usam diferentes tipos ou grupos de bonificações para serem distribuídos.
Bônus #1 – Dinheiro Extra – Atacado e Varejo
O Bônus #1 serve para motivar um distribuidor a vender produtos para consumidores. Essa é uma comissão de varejo. O distribuidor compra o produto a um preço da empresa de MMN e o vende um pouco mais caro para o cliente final. Essa diferença é a margem de lucro dele. Isso funciona como qualquer negócio tradicional de varejo.
Bônus #2 – Renda Extra – Criando um Grupo
As empresas de Marketing de Rede sabem que os novos distribuidores provavelmente não sabem como vender seus produtos e, portanto precisam de treinamento. Sendo assim elas (as empresas de MMN) criam o “Bônus #2” para encorajar os distribuidores um pouco mais experientes a treinarem os novos. Quanto melhor for o treinamento, maior será o número de produtos vendidos. O objetivo desse bônus é de recompensar o patrocinador a treinar seus novos distribuidores (seus downlines). Isso além de ser lógico, é bastante inteligente.
Bônus #3 – Adeus Emprego – Desenvolvendo Líderes
O próximo bônus incentiva os atuais distribuidores a se tornarem e a encontrarem líderes. As empresas de Marketing Multinível querem muito que existam líderes na sua organização, assim como empresas tradicionais também os querem. Empresas tradicionais em geral contratam Head Hunters ou Caça-Talentos para encontrar esses líderes. As empresas de Marketing de Rede usam seus atuais distribuidores para encontrar esses líderes.
Bônus #1 – Dinheiro Extra – Atacado e Varejo
O Bônus #1 serve para motivar um distribuidor a vender produtos para consumidores. Essa é uma comissão de varejo. O distribuidor compra o produto a um preço da empresa de MMN e o vende um pouco mais caro para o cliente final. Essa diferença é a margem de lucro dele. Isso funciona como qualquer negócio tradicional de varejo.
Bônus #2 – Renda Extra – Criando um Grupo
As empresas de Marketing de Rede sabem que os novos distribuidores provavelmente não sabem como vender seus produtos e, portanto precisam de treinamento. Sendo assim elas (as empresas de MMN) criam o “Bônus #2” para encorajar os distribuidores um pouco mais experientes a treinarem os novos. Quanto melhor for o treinamento, maior será o número de produtos vendidos. O objetivo desse bônus é de recompensar o patrocinador a treinar seus novos distribuidores (seus downlines). Isso além de ser lógico, é bastante inteligente.
Bônus #3 – Adeus Emprego – Desenvolvendo Líderes
O próximo bônus incentiva os atuais distribuidores a se tornarem e a encontrarem líderes. As empresas de Marketing Multinível querem muito que existam líderes na sua organização, assim como empresas tradicionais também os querem. Empresas tradicionais em geral contratam Head Hunters ou Caça-Talentos para encontrar esses líderes. As empresas de Marketing de Rede usam seus atuais distribuidores para encontrar esses líderes.
Uma vez encontrados, a empresa recompensará tanto o líder, quando a pessoa que encontrou ou que formou esse novo líder – assim como uma empresa tradicional pagará ao caça-talentos por ter encontrado um líder.
Bônus #4, 5 e 6 – Bem-Vindo ao Topo – Criando Riqueza
Na grande maioria das empresas de MMN, quanto mais líderes você desenvolver, maior será o número de “Bônus” que você receberá.
O Desafio Dos Planos de Compensação
Um dos maiores desafios ao criar um plano de compensação de marketing multinível é pagar comissões demais, o que causaria a falência da empresa. Em contrapartida, se a empresa não pagar comissões suficientes, ela terá dificuldade em manter seus distribuidores ou em criar/atrair líderes.
A solução que as empresas de Marketing de Rede de sucesso encontraram para esse difícil desafio é de tornar os diferentes “Bônus” um pouco difíceis de serem atingidos, mas com certeza atingíveis para todos aqueles dispostos a atender os requisitos de desempenho necessários.
A outra opção seria de fazer os “Bônus” fáceis de serem alcançados por qualquer um. Mas assim todos teriam um teto na sua renda pois as comissões seriam distribuídas entre muitos. Empresas que usam esse tipo de plano de bonificação em geral não crescem muito para serem notadas; são incapazes de atrair líderes; e pagam muito pouco para motivar alguém a desenvolver as características necessárias para se tornar um líder.
Portanto é melhor fazer com que um plano de compensação seja razoavelmente difícil de ser atingido. Mas que ninguém precise chegar ao topo da estrutura de comissionamento para ganhar uma bela renda mensal. A maioria dos planos de sucesso é estruturada de maneira que uma pessoa possa substituir seu salário como empregado, atingindo apenas metade ou até mesmo um terço dos “Bônus” disponíveis.
O Mais Justo dos Planos de Bonificação
Todos os planos de compensação são projetados seguindo o pensamento a seguir:
Se você não fizer nada – você não irá receber.
Se você fizer um pouco – você vai ganhar um pouco (Bônus #1)
Isso cria uma renda extra.
Se você fizer um pouco mais – você ganhará um pouco mais (Bônus #1 e #2).
Isso cria uma renda extra interessante.
Isso cria uma renda extra interessante.
Se você fizer bastante – você ira ganhar bastante dinheiro (Bônus #1, #2 e #3).
Isso já deve ser maior do que seu salário.
Isso já deve ser maior do que seu salário.
Se você se dedicar e for capaz de fazer muito – então o que você fez pela empresa de Marketing de Rede é um serviço incrível e ela te recompensará com muito dinheiro (Todos os Bônus).
Isso faz você ficar rico.
Cada pessoa que começa a desenvolver um negócio de Marketing de Rede escolhe que nível elas querem atingir, baseadas não só numa decisão mental, mas baseadas em resultados. Não existe um sistema mais justo do que um que recompensa de acordo com os resultados obtidos. O sistema mais injusto é o que recompensa de acordo com o currículo, habilidades de conversação, relações familiares, ou beleza.
Isso faz você ficar rico.
Cada pessoa que começa a desenvolver um negócio de Marketing de Rede escolhe que nível elas querem atingir, baseadas não só numa decisão mental, mas baseadas em resultados. Não existe um sistema mais justo do que um que recompensa de acordo com os resultados obtidos. O sistema mais injusto é o que recompensa de acordo com o currículo, habilidades de conversação, relações familiares, ou beleza.
Você já deixou de ser promovido por que o dono da empresa resolveu promover o filho dele ao invés de você? Ou talvez tenha promovido uma mulher mais atraente do que você? Ou alguém que seja funcionário há mais tempo que você? Ou por que tenha estudado numa faculdade melhor do que a sua? Ou por que seja mais puxa-saco do que você? A única pessoa que realmente merece essa promoção é a pessoa que produz os maiores resultados para a empresa!
Suba ao Topo
Se você acha injusto que nem todos consigam atingir o maior nível dentro do plano de compensação, então você talvez queira pensar sobre isso: em toda e qualquer realização existe um certo padrão de desempenho que deve ser atingido.
Para praticar um esporte qualquer, existe certo padrão de habilidades que você deve desenvolver. Para continuar a carreira tendo cada vez mais sucesso como jogador desse esporte a exigência é cada vez maior.
Para jogar futebol basta conseguir uma bola, um par de chuteiras e ir pro campo jogar com amigos. Isso é o mínimo que você precisa pra jogar. Para ser considerado um jogador de futebol existem padrões de desempenho maiores que você deve atingir, para ser um grande jogador o padrão é ainda mais alto.
Isso acontece em qualquer esporte, qualquer negócio, qualquer profissão, acontece até para se tornar um bom pai ou uma boa mãe! Ter um filho não basta para você ser considerado um bom pai.
Para simplesmente participar de um negócio de Marketing Multinível basta comprar o kit inicial de cadastro (que custa pouco investimento), isso é o mesmo que dizer que você joga uma “pelada” de vez em quando. Não é preciso praticamente NADA para se atingir esse nível.
Para você ser grande e ter sucesso no MMN (e usufruir do estilo de vida que é proporcionado) certo grau de desempenho descrito no plano de compensação da sua empresa deve ser atingido. Essas regras não são arbitrárias e não mudam de acordo com a cara da pessoa. Elas são absolutamente as mesmas para todos os distribuidores daquela empresa. Esse padrão deve ser atingido por todos aqueles que querem ser reconhecidos e compensados de acordo. E aqui vem uma das grandes belezas do Marketing de Rede: não existe limite para o número de pessoas que pode atingir o topo. Diferentemente do esporte ou outros negócios onde apenas o melhor chega no topo e ganha a medalha de ouro, no MMN todos que cumprirem com os requisitos serão reconhecidos como tal.
É atingindo ou superando esses padrões de desempenho que alguém alcança o sucesso no Marketing de Rede.
Conclusão
Quando você estiver escolhendo uma empresa de MMN, escolha uma que tenha um plano bem estruturado e que pareça razoavelmente difícil para chegar no topo. Você certamente terá que trabalhar e provavelmente terá que aprender ou aperfeiçoar certas habilidades, mas as recompensas valem cada segundo de dedicação – desde que você escolha uma boa empresa e atue de modo profissional.
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Sucesso !!!
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